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Seja Omnichannel

Estratégia Omnichannel

Conheça algumas ações que as lojas utilizam para proporcionar uma experiência Omnichannel aos seus clientes.


Compra online e Retire na Loja

A possibilidade do cliente realizar a compra através do e-commerce e retirar o pedido em alguma loja mais próxima, esta modalidade já representa aproximadamente 28% das entregas da Ponto Frio.


Compre online e troque na loja

Oferecer uma experiência friction-less onde ele pode trocar o produto em qualquer loja física, independente de ser loja própria ou franquia, lembre-se no final, o cliente interage com a marca e não com o canal.


Compre online e devolva na loja

Pelo código de defesa do consumidor, nas compras realizadas a distância o cliente possui 7 dias para realizar a devolução do produto. Em operações omnichannel esta devolução pode ser realizada na loja mais próxima ao cliente.


Experimente na loja e compre online

Oferecer uma experiência omnichannel é estar disponível para o cliente em toda sua jornada de compra, portanto, apresentar a opção do cliente experimentar o produto dentro da loja e permitir que ele compra online.


Compre online dentro da loja

Utilizando-se da vantagem de oferecer um sortimento maior no canal digital, e se beneficiando do conceito "cauda longa", operações omnichannel disponibilizam totens de auto-atendimento dentro da loja, onde o cliente pode comprar online.


Ship from Store

Após o cliente realizar a compra online, o pedido é enviado da localidade mais próxima do cliente, diminuindo o prazo de entrega e reduzindo o custo logístico com transportadora. Um modelo ganha-ganha que oferece uma experiência de compra melhor para o cliente e aumenta as margens do varejista.

 

Atendimento Omnichannel

Um atendimento omnichannel não restringe o atendimento por canal, é um atendimento único para todos os clientes que interagiram com a marca, independente dos canais.


Por exemplo, antigamente, era comum ter um telefone específico se o cliente comprou no e-commerce, um telefone para os clientes que compraram no tele-vendas, e um telefone para os clientes que compraram na loja física.


A abordagem de um atendimento omnichannel pressupõe um canal único, e um time de relacionamento preparado e apto a atender o cliente em toda sua jornada.

 

Friction-less Experience

Uma experiência "frictionless", pode ser traduzida como uma experiência sem atrito, é uma tendência do varejo pois o consumidor atual, com tempo restrito e com acesso a diversas informações, está cada vez mais exigente.


E neste contexto, ele exige das empresas uma experiência rápida, fácil e sem restrições, isto implica em por exemplo, comprar um produto online e trocar em qualquer loja, ou então, comprar um produto em uma loja e trocar em outra, ter acesso no celular as diversas informações sobre determinado produto em uma loja para auxiliá-lo na decisão de compra.

 

Escrito por Marcelo Linhares