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Marketing Omnichannel

O Marketing omnichannel quebra as barreiras que dividem o online e o offline


No marketing omnichannel, a análise de retorno sobre investimento (ROI) das ações da marca, realizadas tanto nos canais digitais ou nos canais físicos são analisadas de forma unificada.


Exemplo:

Marca faz uma campanha de e-mail marketing, que é disparado as 11:00 da manhã em uma sexta-feira, na sexta-feira a tarde, no sábado e no domingo, esta campanha gerou de vendas no canal online, considerando modelo de atribuição "last-clique", R$ 10mil reais, porém, esta análise ainda é insuficiente, em um modelo orientado a omnichannel, é importante saber quantas pessoas que clicaram no e-mail marketing e que foram pra loja física realizar a compra, e ai, quando coloca este número, percebe que 400 clientes compraram na sexta, sábado ou domingo após receber o e-mail marketing e clicar na campanha, gerando uma receita influenciada de R$ 90mil reais.


Percebam como a análise fica muito mais completa, quando se olha o impacto das ações em todos os canais?

Algumas iniciativas interessantes para entender o impacto das ações online na loja física.


E-mail marketing

É possível saber os clientes que abriram e-mail e compraram na loja fisica, ou então os clientes que clicaram no e-mail marketing e foram comprar na loja física.

 

Conversão offline no Facebook

O Facebook tem uma modalidade de conversões intitulada "conversão offline", neste modelo ele cruza a entrega de anúncios com as vendas offline e consegue verificar exatamente o ROI dos anúncios considerando as vendas na loja física.
Para isto acontecer é necessário subir as vendas das lojas físicas para o Facebook, ele criptografa estes dados e cruza com os clientes que possuem perfil na rede e que foram impactados pelos anúncios.

 

Store Visits

Com o tipo de anúncio "store visit" do Google é possível estimar qual está sendo um impacto de um anúncio na geração de tráfego de pessoas pra dentro da loja.


Local Inventory Ads (LIA)

Com o tipo de anúncio "Local Inventory Ads" do Google, o anúncio é plugado na conta "My Business" da loja e o cliente consegue verificar o estoque em realtime da loja, nos resultados de busca e do shopping do Google.


Este modelo reforça o comportamento ROPO (research online, purchase offline), pois pressupõe que a localização de um determinado ítem na loja pelo cliente na internet, irá levá-lo até a loja, onde ele realizará a compra.


Nesta abordagem, a consideração e decisão de compra do cliente é feita toda online, mas o principal objetivo é levar o cliente pra dentro da loja comprar.

 

Escrito por Marcelo Linhares