O Omnichannel é uma estratégia multicanal que permite o uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de quebrar barreiras entre online e offline e, assim, otimizar a experiência do cliente.
Uma premissa da estratégia Omnichannel permite que o cliente transite entre diversos canais sem que isso interfira na qualidade da experiência.
A diferença entre o conceito de Omnichannel do Multicanal é uma forma de como os canais são integrados e como o cliente é "visto". Na estratégia Multicanal, cada cliente é visto “diferente” em cada canal. Quando uma abordagem Omnichannel é criada, o cliente é o mesmo em todos os canais . O cliente interage principalmente com uma marca.
Omnichannel é uma evolução do varejo
O mundo online passa por evoluções constantes, e o mercado digital está cada vez mais competitivo. As marcas devem acompanhar as alterações e buscar cada vez mais inovadoras para não serem devoradas pela concorrência.
Ofereça canais on-line para compras e relacionamento com clientes hoje em dia, já não é considerado uma novidade, mas um requisito básico.
Benefícios da estratégia Omnichannel
Investir na experiência de seus clientes possibilita diversos benefícios, enfim, uma estratégia resulta em maior satisfação.
Para aumentar a satisfação do cliente, sua marca pode:
- Aumentar a fidelização do cliente;
- Melhorar uma imagem da empresa;
- Observar aumento nas vendas.