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Omnichannel é a evolução do varejo

O consumidor pode interagir com a marca em todos os canais, com uma experiência única e sem atrito, seja nos canais físicos ou nos canais digitais, no desktop ou no celular, quando se fala de omnichannel estamos falando essencialmente em oferecer uma experiência única para o consumidor.


O que é Omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia multicanal que busca entregar uma experiência de compra única para o cliente, independente do canal ou do dispositivo.

O que diferencia o conceito de Omnichannel e multicanal é a forma como os canais são integrados e como o cliente é "visto", em uma estratégia multicanal clássica, cada cliente é distinto por canal, na abordagem omnichannel o cliente é o mesmo, em todos os canais, e os canais possuem fortes sinergias de forma que o cliente não perceba que esteja mudando de canal, a interação não se restringe mais ao canal, a interação agora é sobretudo com a marca. O infográfico abaixo representa muito bem a diferença entre multicanal e omnichannel.

 

Multichannel vs Omnichannel
 
A importância do Omnichannel na perenidade do varejo!

O mundo está passando por profundas transformações oriundas do advento da internet, intensiva automação e utilização de dispositivos móveis. O Uber revolucionou o mercado de transporte urbano através de compartilhamento de carros, sem ser dono de nenhum veículo. O Airbnb já é a maior empresa de hospedagem, sem possuir nenhum hotel, e o Netflix praticamente revolucionou a forma como consumimos conteúdo na TV, e já possui valor de mercado maior que muitas companhias de TV abertas no mundo.


As empresas que não entenderem este momento e repensarem seus modelos de negócios, infelizmente perderão competitividade e irão falir, vide Blockbuster, Kodak e Nokia, companhias que já foram líderes em seus respectivos mercados e entraram em bancarrota.


No Brasil, em 2016 teve recorde de empresas que pediram recuperação judicial, e em comum entre estas empresas, a inércia em se adaptar ao mercado.


Neste contexto, competitivo e desafiador, independente do setor de atuação, inovar não é um privilégio, e sim uma questão de sobrevivência. Para exemplificar, nada melhor que a frase do CEO da Microsoft, Satya Nadella, para ilustrar este momento:
"A nossa indústria não respeita a tradição – somente respeita a inovação".


Portanto, no varejo, inovação é essencialmente criar uma experiência omnichannel para os seus clientes.

 

Escrito por Marcelo Linhares